Início > 1 > “O Estrategista” caiu…

“O Estrategista” caiu…

Pois é, o falso Estrategista caiu!

Luxa

Não sou vidente, mas como bom jornalista, busco analisar o futebol de forma a não deixar o coração prevalecer entre papel e caneta (ou teclado e blog). Lembram-se de quando postei sobre o “fantástico”, Vanderlei Luxemburgo, em maio?

https://blogdobarra.wordpress.com/2009/05/01/o-falso-estrategista

Quase dois meses depois, a diretoria do Palmeiras (que faz um ótimo trabalho com um dos dirigentes mais honestos do futebol que conheci, Beluzzo) percebeu que o custo-benefício era completamente inviável do ex-técnico em atividade. E usou da desculpa esfarrapada de que o técnico teria desrespeitado a hierarquia ao criticar o jovem atacante Keirrison (que não funciona em decisões). Beluzzo, o Luxa sempre foi assim, que novidade há nisso? O comentário inóspito só serviu de oportunidade para dispensar os serviços (?) do (ex-)treinador.

Luxa é vencido pela arrogância. “Foi” um ótimo técnico. Eu, inclusive, torci muito por seu sucesso na Seleção Brasileira, já o considerei o melhor técnico do mundo, mas hoje resume-se a um caçador de anônimos em busca de grandes ou médias transferências. Acham que estou errado? Então me expliquem como o Valdívia saiu do alviverte? Luxa o “limou” do elenco, era estrela demais para o grupo!

Luxa 2

Além disso, em todas as equipes que Luxemburgo dirigiu, o (ex-)treinador sempre contrata uns três jogadores desconhecidos, no nível de Fabinho Capixaba, e busca transformá-los em craques… Por vezes, boas transferências saem daí, mas em grande parte só faz a torcida do clube ficar impaciente com as insistentes “invenções” do professor Pardal.

Luxa deixou o conhecimento de lado. Nunca conseguiu exercer a tão sonhada função de manager, e tornou-se um treinador frustrado. Inclusive, aparecendo mais em brigas com torcidas do que pelo futebol de sua equipe.

Como ponderou o blog do Paulinho (blogdopaulinho.wordpress.com/2009/06/28/custo-beneficio/), em 18 meses no comando do Palmeiras, conquistou um honroso “Paulistinha”, mas foi eliminado do Campeonato Brasileiro (2008), do Paulista (2009), Copa do Brasil (2009), Libertadores (2009) e Sulamericana (2008).

Luxa, seu tempo passou. Aos crentes de um técnico de qualidade que não mais existe, deixo meus sentimentos. O técnico vitorioso que conheci, que conquistou Brasileiros e Paulistas, MORREU!

PS: Muricy, pelo caráter que apresentou até hoje no futebol, eu não aposto que você assuma o Palmeiras, arquirrival de seu ex-clube. Explico: a torcida do São Paulo o adora, a do Palmeiras não deve ter esquecido do “Aqui não”, quando venceu o Palmeiras no Morumbi e, com dedo em riste, disse a frase aos palestrinos. E por último: Muricy, você trocaria o SP, clube que o deixou na mão para investir na Copa do Mundo, por outro clube que tem a mesma preocupação?

CAPA_FINAL_08.indd

Aposto no exterior ou no Internacional de Porto Alegre, depois do vice-campeonato da Copa do Brasil (sim, está definido meu Timão na Lbertadores 2010). E você?

PS 2: Estava quase postando quando me surgiu uma dúvida: Por que será que o o melhor técnico do Brasil (na minha opinião) Muricy Ramalho, mesmo com toda sua mesquinharia com a imprensa, sai na capa de uma revista de qualidade como a Brasileiros e o “vencedor” Luxemburgo não? Que coisa, não?

Categorias:1
  1. 30/06/2009 às 19:11

    Olá, Danilo!

    Não sei se o Muricy toparia, mas que eu com certeza gostaria de vê-lo como técnico do Palmeiras, isso sem dúvida alguma!

    Beijos!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: