Início > 1 > Encabeçado pela Argentina, grupo B põe frente a frente velhos conhecidos

Encabeçado pela Argentina, grupo B põe frente a frente velhos conhecidos

O grupo B privilegiou a Argentina que suou frio para ficar com a quarta vaga nas eliminatórias, conquistada somente no último jogo diante do Uruguai

A Coreia do Sul desponta como segunda força. Sem grandes pretensões, a Nigéria pinta como surpresa, já que a Grécia segue com um futebol burocrático desde a conquista da Eurocopa em 2004.

Argentina

De bicho-papão a seleção que não assusta. Este é o retrato da Argentina desde a saída de José Pekerman, após a Copa de 2006. Os hermanos ainda sofrem em busca de um comandante que dê padrão de jogo à seleção.

Reformulada e sem um enganche, desde a saída de Riquelme que abandonou à seleção, a Argentina sofre com a falta de inspiração e de um esquema tático definido. Tanto que depende de jogadores comuns Coloccini e Gutiérrez dividindo espaço com craques como Maxí Rodriguez e a principal aposta, Lionel Messi.

A solução para lutar contra a imagem arranhada após derrotas para a Bolívia e Brasil foi apelar para Sebástian Verón, Martín Palermo e Orlando Schiavi. Se Maradona conseguir encaixar um padrão de jogo, jovens talentos como Jesús Dátolo, do Napoli, Sérgio Aguero, do Atlético de Madrid, e Gonzalo Higuaín, do Real Madri, podem fazer a diferença e garantir boa campanha aos hermanos.

Coreia do Sul

Tida como costumeira sparring, a Coreia do Sul passou a assustar após o quarto lugar conquistado em 2002, mas falhou ao cair na primeira fase em 2006. Com uma campanha impecável nas eliminatórias, o time deposita suas esperanças no habilidoso meia do Manchester United, Park Ji-Sung.

Apesar disso, a falta de experiências dos sul-coreanos pode pesar, já que boa parte dos jogadores ainda atuam no futebol local. Velhos conhecidos como o arqueiro Woon-Jae Lee e Chung-Yong Park seguem como figuras certas.

Após a boa campanha na Copa de 2002, quando foi dirigida pelo holandês Guus Hiddink, a Federação Sul-Coreana apostou em Dick Advocaat, treinador da escola holandesa, mas a pífia campanha em 2006 fez com que os dirigentes voltassem a confiar em técnicos da casa, entregando o cargo nas mãos de Jung-Moo.

Grécia

Nas eliminatórias, em um grupo teoricamente fácil, os gregos terminaram em segundo e a vaga só veio na repescagem contra uma inofensiva Ucrânia.

Sem nenhuma novidade revelada pós-Eurocopa 2004, a Grécia ainda confia em Katsouranis, do Benfica, e Karagounis, do Panathinaikos. Sob a batuta do contestado alemão Otto Rehhagel, não deve protagonizar grandes sustos em sua segunda participação em Copas. O maior nome que pode despontar como surpresa no limitado futebol grego é o centroavante Gekas, do Bayern Leverkusen.

Nigéria

A Nigéria volta à Copa do Mundo após ausência em 2006, mas com uma geração de jogadores de nível bem abaixo de suas melhores campanhas (1994 e 1998), quando chegou às oitavas de final. Tanto que Nwankwo Kanu, responsável pelo gol que eliminou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1996, continua sendo o ponto de referência dos Águias.

Mesmo assim, os africanos terminaram as eliminatórias invictos, mesmo enfrentando adversários tradicionais como a África do Sul e Tunísia.

Destaque para os atacantes Obinna, do Málaga, e do salvador Oba Oba Martins, autor dos gols da classificação e artilheiro da equipe. A revelação é o jovem meia atacante Obi Mikel, do Chelsea. Candidata a zebra do grupo.

Palpite do blogueiro

Pelo histórico, Argentina encabeça a classificação, mas depende de como estará o ego de Maradona até lá. Coreia do Sul tem tudo para ficar com a segunda vaga, sendo ameaçada de longe pelos sempre surpreendentes nigerianos. Grécia já pode comprar as passagens de volta, vai a passeio à África do Sul.

Grupo B

1 Argentina

2 Nigéria

3 Coreia do Sul

4 Grécia

Jogos do Grupo B

12 de junho

8h30: Argentina x Nigéria

11h: Coreia x Grécia

17 de junho

11h: Grécia x Nigéria

15h30: Argentina x Coreia

22 de junho

15h30: Nigéria x Coreia

15h30: Grécia x Argentina

Categorias:1
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: