Início > 1 > Futebol Interior – Sinônimo de jornalismo barato

Futebol Interior – Sinônimo de jornalismo barato

Pensei muito antes de escrever esse post, mas a falta de profissionalismo (se é que isso existe lá) dos jornalistas do site Futebol Interior me enoja.

Com pouco menos de um ano dedicado ao jornalismo esportivo, vejo este site com verdadeiras cópias de matérias minhas sobre o Flamengo de Guarulhos para se autodenominarem o melhor site de futebol no interior do estado.

Seria, não fossem os meios que usam para falar de “todos” os times do interior.

Uma única vez, um jornalista deste sitezinho me contatou perguntando se poderia utilizar minhas matérias no site, porém o fez depois de copiar várias delas e publicá-las sem minha autorização.

Logicamente, depois dessa “ética” toda, neguei o pedido e, como imaginei, continuei sendo plagiado. Inclusive, como nenhum jornalista deles comparece ao Ninho do Corvo, uma vez dei a informação que o atacante Régis Pitbull tinha sido visto no Flamengo e a informação foi parar no site, mesmo sem comprovar a presença do mesmo e muito menos entrevistá-lo.

Nesta semana, a situação beirou o ridículo. Na edição de terça-feira, 9, do Guarulhos Hoje, coloquei a informação que o meia Luiz Carlos era responsável por 43% dos gols do time, com três dos sete gols do Flamengo na série A2.

Confira: http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=30634

Coincidentemente, o mesmo numero é usado na matéria do mesmo dia, publicado pelo sitezinho.

http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=115962&id_clube=4

Na quarta, 10, publico a chegada do meia Felipe Piovesan, ex-Guarani.

http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=30667

E o sitezinho copia a informação novamente:

http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=116137&id_clube=4

E até as declarações do treinador Edmílson de Jesus são muito idênticas. Ou seja, devem ter feito a mesma pergunta e o técnico, lógico, dará a mesma versão para outros veículos da imprensa. (Ou, quem sabe, usam o dicionário de sinônimos do Word e mudam algumas palavras para mascarar a cópia).

Por fim, para quem ainda duvida da ética do sitezinho, confira a “declaração” (e não reportagem) do Agência Futebol Interior (eles não assinam matérias assim) sobre o momento ruim vivido pelo Guarani, ao perder para o São Bernardo por 4 a 2:

Esta nova derrota do Guarani serve para demonstrar que o treinador Vadão perdeu completamente o controle do elenco e não é mais respeitado pelos jogadores. Neste momento, a coerência leva que ele deixe o comando técnico bugrino, abrindo espaço para treinadores em melhores condições de dirigir times da A2, como Edson Só, o atual rei nesta divisão.

Na universidade, me ensinaram a diferença entre reportagem e artigo. Ou será que ainda estão utilizando a fórmula do paguem para falarmos bem?

Se bem que, hoje, qualquer um pode ser jornalista, sem diploma, né?

Lamento dividir espaço na mídia paulista com a imprensa deste sitezinho ridículo.

Enquanto isso, eu continuo prezando pela minha ética. Esta, ninguém corrompe!

Categorias:1
  1. Paula
    11/02/2010 às 12:42

    Processa eles, Danilo. Aí vc ainda ganha uma graninha boa… rs…
    Beijos e saudades!!!

  2. 11/02/2010 às 13:32

    Parabéns, Danilo. Você tem toda a razão. Quem fala é mais uma vítima desse plágio nojento. Sempre defendi a “solidariedade intelectual”. A única coisa que sempre pedi é o jogo limpo, as cartas na mesa e a utilização do CRÉDITO a quem de direito. É muito difícil entrar em contato com o autor do texto (o cara que realmente trabalhou) e solicitar a utilização do material? Não!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: