Início > 1 > São Paulo, um time que desaprendeu a ganhar clássicos

São Paulo, um time que desaprendeu a ganhar clássicos

A derrota do São Paulo por 4 a 3 diante do Corinthians no Pacaembú, no último domingo, comprovou a teoria de que o São Paulo desaprendeu a jogar clássicos.

No Campeonato Paulista deste ano, foram quatro jogos contra Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e Santos e nenhum ponto conquistado. Quatro derrotas, sendo duas no Morumbi e duas fora de casa (no Pacaembú e no Parque Antártica).

Charge do blog Bola nas Costas – Globo.com

Se levado em conta o tabu negativo que o Tricolor Paulista ostenta contra o último rival, o alvinegro de Parque São Jorge, vê-se que o São Paulo não é mais o mesmo em confrontos diretos contra seus arqui-rivais.

São Paulo está no caminho errado – Charge: Edson

O blogdobarra fez um levantamento dos clássicos disputados pelo Tricolor nos últimos três anos (entre Paulistas e Brasileiros) e comprovou que há uma nítida queda de rendimento do clube do Morumbi.

No levantamento geral, dos últimos 19 clássicos disputados pelo São Paulo no Campeonato Paulista (de 2007 até 2010), foram seis vitórias, três empates e 10 derrotas.

Se contarmos o Paulistão do ano passado, o jejum do São Paulo alcança seis jogos sem vencer um clássico. A última vitória tricolor foi diante do Palmeiras, por 1 a 0, no dia 28 de março, no Morumbi.

Jogar fora tem sido um problema

Curiosamente, a vitória citada acima, contra o Palmeiras, tem uma informação importante. O São Paulo sabe utilizar bem os seus domínios. Isso seria muito bom se não virássemos a página. Do outro lado, jogando longe do Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), o São Paulo demonstra que não tem o mesmo rendimento.

Enquanto o retrospecto do Paulistão mostra que o São Paulo tem um aproveitamento considerável em casa, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas nos últimos dez clássicos, quando atua fora de casa, a situação é crítica.

Dos últimos nove clássicos, apenas uma vitória e um empate, contra sete derrotas.

Tabu alvinegro

Foram quatro anos sem sentir o gosto de uma derrota para o Corinthians, mas quando o tabu foi quebrado, o São Paulo parece que tomou gosto pela coisa. De 2007 pra cá, o Tricolor acumula uma vitória, quatro empates e cinco derrotas. Considere-se que o Timão passou um semestre sem jogar contra o São Paulo, quando disputou a série B do Brasileirão, em 2008.

Equilíbrio contra o Palmeiras

Contra o alviverde de Parque Antártica, o São Paulo ainda mantém uma pequena vantagem nos clássicos. Dos 12 últimos confrontos, venceu cinco, empatou quatro e perdeu três.

Enquanto no Paulistão, nos últimos seis jogos, contabilizam-se três vitórias de cada lado, no Brasileirão, o São Paulo está na frente, com duas vitórias, quatro empates e nenhuma derrota nos últimos três anos.

Peixe é o prato preferido

O Santos começa a recuperar o tempo perdido com a nova geração dos Meninos da Vila, mas, nos últimos anos, o Peixe não tem incomodado muito o São Paulo. O alvinegro da Baixada só assusta no Paulistão. De 2007 pra cá, o Peixe venceu duas vezes, empatou uma e perdeu só uma.

Já no campeonato nacional, a vantagem do São Paulo é larga, tanto no Morumbi quanto na Vila Belmiro. São três vitórias e três empates, sem derrotas para o time de Pelé.

Até a Lusa cresce contra o São Paulo

Time grande entre os médios, médio entre os grandes, a Portuguesa equilibrou os confrontos contra o time do Morumbi. Nas últimas quatro vezes em que se encontraram, foram duas vitórias para cada lado e, no último jogo, dentro do Morumbi, a Lusa não se intimidou e bateu o São Paulo por 3 a 1 no Paulistão 2010.

Desempenho no Brasileirão ainda salva

Indiscutível questionar o tricampeonato seguido do São Paulo em 2006, 2007 e 2008, todos com Muricy Ramalho no comando da equipe no Campeonato Brasileiro. Isso justifica a manutenção do bom papel em clássicos, ao menos na competição nacional.

Baseado nestes números, é hora do São Paulo começar a colocar o time nos eixos porque, apesar da torcida estar acostumada à Libertadores, clássicos sempre pesam em horas decisivas.

Categorias:1
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: