Início > Sem categoria > Virada Cultural – Triste maneira de se comemorar a ‘cultura’

Virada Cultural – Triste maneira de se comemorar a ‘cultura’

Em 2009, já publiquei um texto sobre o assunto, portanto não vou me estender demais, mas também não vou me abster de comentar.

https://blogdobarra.wordpress.com/2009/05/04/virada-cultural-mas-e-a-cultura/

Neste final de semana, novamente aconteceu o grandioso evento, que me traz mais tristezas do que alegrias.

O problema da Virada Cultural era o RAP e as confusões que a música marginal causava. Ok, então o RAP foi enviado para as periferias. A Virada Cultural teve escassas atrações de RAP jogadas nos CEUs, distantes o suficiente do Centro.

Mas os problemas continuaram.

Como já escrevei em 2009, neste ano, a maior cultura que se viu nas ruas novamente foram o álcool e as drogas.

Em busca de cultura, meu povo caiu no álcool e o conhecimento ficou de lado

Centenas de ótimas atrações, muita música boa e artistas dedicados, fatos que devem ser elogiados, se contrastavam com toneladas de lixo pelas ruas, garrafas de vinho e outras bebidas forrando as ruas e um pouco de vômito para completar o cenário. Isso sem contar com dezenas de corpos jogados nas calçadas imundas, grande parte deles inconscientes.

Eu me questiono o verdadeiro sentido de uma Virada Cultural para o povo que busca essa cultura. O que se absorve de cultura com a cabeça cheia de álcool?

Não foram poucas as garotas que vi sendo assediadas por freqüentadores insanos pelos efeitos do álcool. Isso é a cultura que procuram?

Um povo que busca cultura não se entrega às drogas e ao álcool, aliás, a maior contra-cultura vendida ao povo e engolida de maneira mais fácil do que o sistema imagina.

Volto a sugerir: Será que uma biblioteca em praça pública chamaria tantas pessoas como a música o faz? Livros são cultura, música também, mas qual será o verdadeiro interesse em quem comete atos como estes que vimos no final de semana.

Das duas uma: ou o povo realmente se entregou ao lixo e não quer saber de mais nada, somente se satisfazer, ainda que com coisas prejudiciais à sua saúde e a segurança dos demais ou há um desinteresse da Prefeitura em organizar a distribuição da verdadeira cultura à população.

Ou quem sabe eu que não estou entendendo o verdadeiro sentido de tudo isso… que o povo se divirta como quiser e não se esqueçam do que lhes proporcionei nas próximas eleições.

Triste!

PS: Importante lembrar de ótimas apresentações organizadas em determinados pontos, com apresentações artísticas, circenses, enfim, coisas que realmente aproximas “famílias” da cultura.

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: