Início > Sem categoria > O que é patriotismo?

O que é patriotismo?

Pelo menos uma vez a cada quatro anos penso nisso e quase sempre escrevo algo sobre o tema.

Bandeiras verde-amarelas espalhadas por todos os lados. Fitas amarradas nos postes, ruas pintadas, camisas oficiais e/ou piratas, pulseiras, adereços nas cores da moda… a moda da falsidade.

Sempre penso sobre o tema e cada vez me convenço mais ainda do por quê não sou patriota… e nem vocês!

A particularidade de torcer pela Argentina no futebol não me coloca em lado oposto, pois nasci e cresci neste país, vi meu pai criar oportunidades e fazer sua vida aqui, nunca fiz nada para meu crescimento pessoal em outra nação, mas quando olho para os países vizinhos entendo porque a frase “Virou Brasil” faz todo o sentido.

Sei que vocês amam a seleção, isso é normal. Anormal sou eu, que decidiu torcer por um rival. Mas o que faz alguém amar algo por alguns instantes e depois de um mês, passar o resto dos dias odiando/reclamando desse algo?

Iludidas por uma falsidade temporária

Isso é Brasil! Todos são assim. Amam o país, cantam o hino, choram, vibram, se emocionam, até o final da Copa do Mundo ou a eliminação, que já é um estopim para o desgosto voltar a ser o protagonista e deixar o amor como coadjuvante.

O que é ser patriota? Não seria amar o país em todas as ocasiões? Ou, na primeira oportunidade, comparar com o nível de outras nações e se descobrir a escória em que se vive?

Acho que o Brasil é triste. Deve se sentir o pior do mundo, pois tem que esperar 3 anos e 11 meses para ser abraçado e bem tratado por 190 milhões de filhos. Depois disso, são mais 3 anos e 11 meses de pancadas, acusações, xingamentos, desprezo e por aí vai.

Nem o fato de ser um país onde catástrofes naturais não acontecem (ou são incomuns, nos tempos atuais) serve de argumento. Basta uma chuva mais forte, deslizamentos e etc, para virar o país de terceiro mundo. É quase como um bullying contra o Brasil.

Mas eu ainda admiro esse cara. Por mais que xinguem, falem mal e daí pra baixo, o Brasil se mantém firme, como um adolescente crescendo, ganhando forma, buscando notoriedade.

Pena que tem filhos tão ingratos.

Patriotas?

Pronunciar essa palavra é quase como falar aramaico na avenida São João. Difícil vai ser encontrar alguém que saiba interpretar o que isso significa.

E criança que cresce sem estudar, fica burro, diz o ditado popular. Coitado dos pequeninos, fantasiados de brasileiros e empolgados com a festa que lhes é oferecida.

E pensar que é só olhar para a tão odiada nação vizinha que vemos um respeito e amor ao Sol Nascente, 365 dias do ano! Ou até uns tais de Yankees… um 11 de Setembro mobilizou o país inteiro, lembram?

Que contra-senso.

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: