Início > Esportes > Barcelona. O fim de uma era?

Barcelona. O fim de uma era?

A era do futebol bonito com resultado pode ter chegado ao fim em Barcelona. As duas derrotas seguidas diante do arquirrival Real Madrid, uma delas contra um time misto dos merengues, somadas à derrota diante do Milan, são sinais evidentes de que o Barcelona pode ter perdido seu encanto.

Não vejo como má fase, muito menos de comodismo, já que a equipe ainda sobra no Campeonato Espanhol, onde lidera com folga e caminha a passos largos rumo ao título. Muito menos menosprezo o peso da camisa do Real Madrid, maior campeão espanhol e detentor de “apenas” nove títulos do maior torneio do mundo, a Liga dos Campeões da Europa.

Imagem

PS: O blogueiro tem ciência de que o Barça vem sendo dirigido por Jordi Roura, enquanto Tito Villanova se recupera de tratamento contra o câncer.

Em crise escancarada por conta da arrogância de seu treinador José Mourinho e o elenco, o Real deu a volta por cima com as duas vitórias seguidas sobre o Barça. Enquanto isso, colocou em xeque o trabalho do técnico Tito Villanova e sua comissão técnica, que lembra os passos de Oswaldo de Oliveira no comando do Corinthians de 1999/2000.

À época, Wanderley Luxemburgo era o principal técnico do futebol brasileiro e conquistou o título brasileiro de 1998 com uma equipe fantástica do Corinthians, que tinha nomes como Gamarra, Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho, Edílson, entre outros.

O desempenho do treinador o alçou à Seleção Brasileira e seu auxiliar, Oswaldo de Oliveira, assumiu o comando do alvinegro. Com uma equipe excelente em mãos, o treinador conduziu o time ao bicampeonato nacional em 1999 e ainda ao primeiro título mundial da história do clube, em 2000.

Tito Villanova era o treinador do Barcelona B e viu seu tutor, Pep Guardiola, ganhar tudo a frente do time azul-grená. Quando assumiu o time catalão, a equipe vinha de importantes conquistas como o Mundial de 2011 diante do Santos, a Liga dos Campeões 2010/2011 e a Copa do Rei da Espanha.

Com um time repleto de estrelas, inclusive titulares da Espanha – atual campeã mundial e europeia -, Tito Villanova tinha tudo para permanecer no topo, com uma equipe que desfilava em campo, sob a batuta de Lionel Messi, que segue batendo recordes.

Mas, de repente, na hora da decisão (Milan na Liga dos Campeões e Real Madrid na Copa do Rei e Espanhol), parece que faltou aquele algo a mais que vem do banco de reservas. O talento dos jogadores em campo não foi embora, mas, ao que parece, falta motivação aos barcelonistas.

O time mantém o toque de bola de Pep Guardiola, a paciência de Pep Guardiola, o controle da bola e do jogo de Pep Guardiola, mas não tem a cara de Tito Villanova em nada. Para dizer que não houve mudança, Jordi Alba e o brasileiro Thiago ganharam mais espaço na equipe catalã.

A ida de Pep Guardiola para Alemanha, no comando do Bayern de Munique, provará se a era do futebol vistoso e de resultado tinha maior porcentagem sobre seu método de trabalho ou se a equipe é quem fez o nome do treinador.

O desafio de Guardiola será tornar um futebol conhecido como bruto, de força e pouca habilidade diante dos rivais espanhóis, ingleses e italianos, em habilidoso, encantador como era seu Barcelona e, principalmente, manter os resultados favoráveis.

Pesa a seu favor o fato do Bayern manter uma distância enorme diante dos rivais alemães, mas fora dos seus limites territoriais terá um grande desafio de recolocar o futebol germânico na rota dos melhores do mundo.

Enquanto isso, o Barcelona vive sua crise existencial e tenta provar que uma equipe formada por Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi, David Villa, Piqué, Puyol e Cia. ainda tem laranja pra dar suco.

Categorias:Esportes
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: