Início > Esportes > Análise dos grupos da Copa do Mundo 2014 – Grupo A

Análise dos grupos da Copa do Mundo 2014 – Grupo A

Há quase quatro anos, postei aqui neste blog que você lê a análise dos grupos da Copa de 2010, disputada na África do Sul. Mantendo a mesma linha, a partir de hoje postarei os detalhes de cada grupo e seleção que disputarão o Mundial de 2014, desta vez em solo nacional.

Logo após a análise dos oito grupos, postarei detalhes dos craques que estarão em gramados brasileiros em 2014.

Reafirmo que mantenho a minha torcida pela seleção alviceleste da Argentina, porém sigo a ética jornalística da imparcialidade.

Começamos pelo grupo do país-sede, o Brasil:

Grupo A
Brasil
Croácia
México
Camarões

Brasil – Favorito e pressionado

Imagem

A seleção de Luís Felipe Scolari vive um excelente momento. Com sua maior estrela, Neymar, brilhando em gramados espanhóis após sua midiática transferência para o Barcelona, o técnico Felipão ajeitou o elenco encaminhado pelo antecessor Mano Menezes, fez as suas apostas em jogadores esquecidos como o goleiro Júlio César e chega com uma moral tremenda após golear a antes temida Espanha, atual campeã mundial, na final da Copa das Confederações.

Mas quando a bola rolar no dia 12 de junho, no recém-inaugurado estádio do Corinthians (ainda sem nome oficial), a camisa amarela terá dois rótulos: favorita e pressionada. E isso vai depender da forma como os atletas se comportarem em campo, pois a torcida brasileira já tem o seu rótulo: muito exigente e sem medo de vaiar.

Como Felipão não é de surpreender em convocações, pouca coisa deve mudar no elenco – isso se ocorrer contusões ou algum jogador se destacar muito nos próximos meses’. Em um grupo médio, porém com rivais já conhecidos, se pintar alguma dificuldade será apenas pelo estigma de derrotas recentes para os mexicanos – que não vêm para o Mundial com grande moral – mas que não deve afetar a classificação brasileira para a segunda fase.

Croácia – Candidata a coadjuvante

Imagem

Desde a estreia em Copas quando terminou na incrível terceira colocação, em 1998, que a Croácia sonha com uma nova geração de Davor Suker, Boban, Jarni e Boksic. Após um intervalo de uma edição fora do Mundial – não se classificou em 2010 -, os croatas chegam com um elenco mesclado entre experientes, reaproveitados e promessas.

O goleiro Pletikosa já sabe a pressão que é disputar uma Copa (e também conhece o gosto de levar um gol brasileiro – Brasil 1 x 0 Croácia, gol de Kaká em 2006), mas o ascendente goleador Mandzukic terá o seu primeiro teste. Dois brasileiros – o atacante Eduardo Silva e o meia Sammir – reforçam o elenco que mais vai viajar durante a Copa. De São Paulo, os croatas partem para Manaus e depois Pernambuco.

No caminho para o Mundial, deixou a Sérvia para trás na fase de grupos das eliminatórias europeias e contou com a sorte ao enfrentar a fraca Islândia na repescagem. E, mesmo assim, não encantou: um empate sem gols e uma vitória por 2 a 0. Apesar da fé e ousadia do técnico Igor Stimac, não tem muito potencial para ir longe, mas pode fazer frente a México e Camarões pela segunda vaga.

México – Todas as fichas em Chicharito

Imagem

Após a eliminação do México na Copa de 2010 diante da Argentina, a seleção tricolor não acertou a mão na direção. Foram quatro técnicos que passaram por lá – média de um por ano – e o atual, Miguel Herrera, assumiu há dois meses, em outubro de 2013.

Nestes últimos quatro anos, a única boa recordação foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos diante do Brasil em 2012, justamente o que motiva a esperança nos torcedores mexicanos atualmente.

Acostumado a brigar com os EUA pela ponta da tabela das eliminatórias da Concacaf, o México fez uma campanha terrível, com empates sofríveis com Jamaica e Panamá e derrota para Honduras, jogando-o para a repescagem contra o campeão da Oceania. Foi quando Miguel Herrera assumiu o comando.

Diante da inexpressiva Nova Zelândia, duas goleadas (6 a 1 em casa e 4 a 2 fora) aumentaram as esperanças dos mariachis e, agora, as fichas estão depositadas no faro de goleador do experiente Peralta e na habilidade de Chicharito Hernández. A eterna promessa Giovanni dos Santos segue no elenco, que ainda conta com Guardado e Ráfa Marquez por falta de opções.

Nos 10 últimos confrontos com o Brasil, quatro vitórias para cada lado e dois empates. A zica mexicana estará de volta?

Camarões – Dependentes da tutela de Eto’o

Imagem

Samuel Eto’o e a seleção de Camarões vivem uma relação de amor e ódio. O conturbado relacionamento já sofreu dois divórcios, mas reatou novamente e o maior artilheiro dos Leões Indomáveis, com 55 gols, deve disputar sua última Copa por seu país, mesmo sendo contrariado por dirigentes.

É verdade que a seleção africana, assim como a Croácia, está longe de lembrar os áureos tempos de glória, mas nunca deve se duvidar da força do futebol camaronês. Durante as eliminatórias africanas, os Leões não tiveram dificuldades em passar por Congo, Líbia e Togo. Na fase decisiva, atropelou a Tunísia com louvor, 4 a 1, e garantiu a vaga.

A missão agora é apagar o fiasco de 2010, quando foi eliminada ainda na primeira fase com três derrotas para Dinamarca, Holanda e Japão. E para lhe ajudar, Eto’o conta com o barcelonista Alex Song e o artilheiro do Fenerbahçe, Webó.

A camisa tem potencial. A grande dúvida é se os conflitos internos afetarão o desempenho do elenco em campo.

Tabela de jogos

Brasil x Croácia – Dia 12.06.14, às 17h – Arena Corinthians
México x Camarões – Dia 13.06.14, às 13h – Arena das Dunas
Brasil x México – Dia 17.06.14, às 16h – Castelão
Croácia x Camarões – Dia 18.06.14, às 19h – Arena da Amazônia
Camarões x Brasil – Dia 23.06.14, às 17h – Mané Garrincha
Croácia x México – Dia 23.06.14, às 17h – Arena Pernambuco

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: