Início > Esportes > Por que Diego Simeone precisa assumir a Argentina já!

Por que Diego Simeone precisa assumir a Argentina já!

Diego Simeone era só mais um ex-jogador que migrou para a beira do gramado. Talvez como dirigente tivesse determinado sucesso, mas o momento que o Atlético de Madrid vive é uma prova cabal de que Simeone é diferenciado.

Simeone iniciou sua carreira em 2006, no Racing da Argentina, passando depois por Estudiantes, San Lorenzo e River Plate, pelo qual conquistou o seu primeiro título em 2008. Depois, ainda peregrinou por Catania, Racing novamente e, finalmente, chegou ao Atlético de Madrid, clube em que atuou como volante e é considerado ídolo da torcida colchonera.

Time com muita história e anos como coadjuvante da dupla Barcelona-Real Madrid, o Atlético de Madrid confiou em um treinador com um certo potencial, mas apenas um título em sua curta carreira até então.

Imagem

De 2012 até aqui, Simeone conquistou a Liga Europa de 2011/12, a Supercopa Europeia com uma vitória maiúscula por 4 a 1 sobre o Chelsea, em 2012 e, mais recentemente, a Copa do Rei da Espanha, diante do gigante Real Madrid, por 2 a 1.

Na atual temporada (2013/14), briga rodada a rodada pelo título espanhol contra Barcelona e Real Madrid e se mantém na liderança e acaba de eliminar o Barça, de Messi e Neymar, da Liga dos Campeões.

Enfim, após esse resumo, explico por quê Diego Simeone precisa assumir o comando da Seleção Argentina para ontem.

Seu atual clube, Atlético de Madrid, é uma equipe com jogadores destaques ‘agora’ na Europa. No início da temporada, Courtois, Godin, Miranda, Raúl Garcia, Gabi, Koke, Arda Turan, o brasileiro Diego, o renegado David Villa e o artilheiro Diego Costa não passariam de coadjuvantes em outros clubes da Europa.

Pois bem, Simeone reuniu estes jogadores comuns, desconhecidos e renegados e transformou os Colchoneros em um time eficiente em fazer gols e impecável na marcação. O seu diferencial é justamente esse: Simeone era um marcador implacável. Tanto que é lembrado pelos brasileiros pela dura marcação nos clássicos.

Seu conhecimento em campo transformou o Atlético numa equipe compacta, que marca sem precisar apelar para a violência. Assim foi nos dois jogos contra o Barça, quando os catalães tentaram de todas as formas furar o bloqueio colchonero e não conseguiram.

Qual é o problema da Argentina atualmente? É uma seleção extremamente eficiente no ataque, repleta de craques do meio para a frente e um time medíocre do meio para trás. Se Simeone tem no elenco Godin, Miranda, Raúl Garcia, Gabi, Koke e outros atletas até então considerados medianos, a Argentina hoje tem Romero, Zabaleta, Garay, Campagnaro, Otamendi e Mascherano do meio para trás.

Atual treinador argentino, Alejandro Sabella não sabe o que fazer com o setor defensivo. Tanto que entregou a liderança do atual elenco a Lionel Messi, para que a seleção saiba que é preciso ser efetivo no ataque para compensar a deficiência no setor defensivo.

Simeone não entende apenas de marcação. Sabe posicionar seu time para atuar fora de casa, demonstra sua emoção à flor da pele, mantém como treinador a mesma garra e vontade dos tempos de jogador – vide o seu comportamento na beira do gramado, que não se resume a dirigir o time, mas se estende a comandar a torcida em aplaudir, gritar e vibrar.

Simeone encarna a raça argentina à beira do gramado. Simeone poderá passar sua experiência de marcador, sua experiência tática e tornar a Argentina uma equipe que, apesar de pouco talentosa defensivamente, sabe se fechar enquanto o seu ataque resolve lá na frente.

Talvez 2014 ainda não seja o ano da Argentina em Mundiais. Mas dependendo da direção nos próximos anos, 2018 pode chegar ainda mais forte em busca de seu tricampeonato.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: